Articulação escapulotorácica

A articulação escapulotorácica é uma articulação funcional, fixada ao gradil costal graças ao músculo serrátil anterior (a escápula repousa sobre ele). É uma articulação muito móvel que permite que a escápula realize os movimentos de Adução (ou retração), abdução (o protração), depressão, elevação, rotação superior e rotação inferior.

Músculos que atuam na escápula
Para compreender a ação muscular é interessante observar a direção das fibras musculares e inserções. Isso ajudará bastante na hora de visualizar e compreender os movimentos em questão.
Outro detalhe: Não basta saber (decoreba) as ações musculares isoladas de cada músculo. Após aprender a ação de todos é legal ver as sinergias verdadeiras e acessórias que podem acontecer entre eles.
Para palpar os músculos é bem simples. Basicamente, você deve solicitar ao músculo a ação que ele faz e sentir a contração. Para tanto, você deve palpar o local adequado (ventre muscular).

1. Trapézio

É um músculo superficial, de fácil palpação e inspeção. O trapézio pode ser subdividido em três porções de acordo com suas fibras. juntas realizam a adução.


Porção superior - Fibras superiores
Inserção proximal: Base o osso occipital ao ligamento nucal.
Inserção distal: Acrômio e articulação acromioclavicular.
Esta porção muscular realiza adução, rotação superior e elevação da escápula.



Porção média - Fibras médias
Inserção proximal: processos espinhosos de C7- T3.
Inserção distal: Espinha da escápula.
Esta porção do m. trapézio realiza apenas a adução ou retração da escápula;

Porção inferior - Fibras inferiores
Inserção proximal: Processos espinhosos de T3 - T12.
Inserção distal: base da espinha da escápula.
Este músculo realiza adução, depressão e rotação superior.

Palpação
Para palpar o trapézio, o avaliado deve está em decúbito lateral. Para palpar o trapézio porção superior, deve ser solicitado uma adução e elevação da escápula em direção a orelha. Para a porção média, solicita-se apenas uma adução e palpa a região do ventre muscular. E para palpar a porção inferior, solocita-se uma depressão da escápula em direção à coluna.

2. Romboides

Temos o romboide maior e o menor. Aqui será estudado como um só, devido a sua ação muscular que é a mesma. São músculos profundos (está abaixo do trapézio) mas palpáveis indiretamente.

Inserção proximal: Segundo o Brunntrom "das duas últimas vértebras cervicais e das quatro primeiras torácicas". Nas minhas anotações, a inserção proximal é dos processos espinhosos de T1 - T5.
Inserção distal: Bordo medial da escápula.
Estes músculos realizam rotação inferior, adução e elevação da escápula.

Palpação
Para palpar os romboides deve-se solicitar ao avaliado que coloque o dorso da mão na região e afaste-a. O avaliador deverá palpar o ventre muscular, entre o bordo medial e a coluna vertebral. 

3. Elevador da Escápula

Também pode ser chamado de levantador da escápula. É um músculo profundo (abaixo do trapézio também) e de difícil palpação.

Inserção proximal: Processos transversos de C1- C4.
Inserção distal: Ângulo superior medial da escápula.
Este músculo pequeno realiza elevação e rotação inferior da escápula.

Palpação
 Coloca-se o antebraço na região lombar e encolhe o ombro. O elevador será palpado na região do pescoço, anterior ao trapézio e posterior ao esternocleidooccipitomastoide. 



4. Peitoral Menor
Trata-se de um músculo profundo porém indiretamente palpável.
Inserção proximal: Face anterior da 3ª, 4ª e 5ª costela.
Inserção distal: Processo coracoide.
O m. peitoral menor realiza a depressão, e rotação inferior da escápula. 

Palpação
Coloca-se o dorso da mão na região lombar e em seguida afasta-a. O examinador, sentirá a contração logo a baixo do processo coracoide.



5. Serrátil Anterior

Estre músculo contorna o tórax é o responsável por manter a escápula fixa ao gradil costal.

Inserção proximal: Face ântero-lateral das nove primeiras costelas
Inserção distal: Bordo medial da escápula (o serrátil passar por baixo da escápula)
O serrátil anterior realiza a rotação superior e abdução da escápula. 


Palpação
Solicita-se uma flexão de ombro. O examinador observará a contração sobre as costelas, logo abaixo do peito/peitoral do paciente.


Observações importantes:

1° A escápula encontra-se 30° a frente do plano coronal. Alguém sabe o porquê? Se você pensou que é por ela estar sobre as costelas vocês acertou! :)
2° O que é o ritmo escapuloumeral?
Até 30° de abdução do ombro a cápsula articular não se move, após isso a escápula começa a rotacionar superiormente em resposta a ação do m. trapézio e m. serrátil anterior.
3° Os músculos m. peitoral menor e m. serrátil anterior também atuam em situações de inspiração forçada elevando as costelas para que haja maior entrada de O2. São chamados de músculos acessórios da respiração.
4° Caso tenha dificuldade em sentir a contração muscular, ponha resistência na extremidade. Isso dificultará o movimento e exigirá que o músculo realize mais força, facilitando a palpação.
5° Atenção nas fibras sempre! Ter as imagens em mente e imaginá-las se aproximando ajuda demaaaaaais a compreender os movimentos que realizam.


Referências: 
Meu caderno :)
SALVINI, Tania de Fátima (Coord.).Movimento Articular: Aspectos Morfológicos e Funcionais. Barueri: Manole, 2005.
SMITH, Laura K.; WEISS, Elizabeth L.; LEHMKUHL, L. Don.Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5.ed. Barueri: Manole, 

2 comentários:

Deixe aqui sua dúvida ou comentário