Músculos Agonistas e Antagonistas


Antes de seguir com os estudos voltados para as articulações, ações musculares e tudo mais, devemos ter em mente a definição de alguns termos vistos não só na cinesiologia, mas em todas as demais disciplinas que virão por ai. Começaremos  então com os tipos musculares.


Vamos às definições dadas pelo Brunnstrom:



Agonista 
Um músculo (ou grupo muscular) que esta se contraindo e que é considerado o principal músculo produzindo um movimento articular ou mantendo uma postura é designado um agonista (do grego agon, competição) ou motor principal. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, isométrica ou excêntrica.

Antagonista
O antagonista (do grego anti, contra) é um músculo (ou grupo muscular) que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista  é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento mas que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra.


Resumindo: 

- Músculo Agonista: Aquele que realiza o movimento.

- Músculo Antagonista: Contrário ao movimento.

 Esta classificação muscular vai depender do movimento em questão, quer dizer, se você realiza uma flexão de ombro (articulação glenoumeral), os músculos agonistas serão os flexores de ombro (m. deltoide [porção anterior], m. peitoral maior [porção clavicular], m. coracobraquial) e os antagonistas serão os extensores de ombro (m. deltoide [porção posterior], m. tríceps braquial, m. grande dorsal, m. redondo maior).
Porém se você for realizar uma extensão do ombro os agonistas serão os extensores de ombro e os antagonistas serão os flexores. 

Simples, né?





Referência: SMITH, Laura K.; WEISS, Elizabeth L.; LEHMKUHL, L. Don.Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5.ed. Barueri: Manole, [1997]. 

7 comentários:

  1. adoreiiii!!!!!!!! sou estudante de fisioterapia, cada dia me apaixono pela profissão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^ É realmente apaixonante! Mesmo com as noites mal dormidas pra ficar estudando, quando vemos o sorriso de um paciente ou ouvimos um "obrigado", é só alegria, sensação de dever cumprido! :)

      Excluir
  2. e em relacao o musculo esternocleidomastoideo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darlene, me desculpe pela demora! Este semestre tá uma loucura.
      Enfim, respondendo sua pergunta, um pode ser antagonista do outro durante a rotação contra lateral ou sinergistas para os movimentos de extensão de cabeça e flexão de pescoço.

      Excluir
  3. E qual seria o musulo establizador?

    ResponderExcluir
  4. quais os musculos antagonista e cinergista do antebraço no movimente de flexão de punho e movimento de extensão de punho...os agonista eu já sei...OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua dúvida ou comentário