Diferenças entre pós graduação, Curso de formação, Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado

Oi pessoooas!

Enfim terminei minha tão sonhada graduação em fisioterapia. Já chorei, comemorei, descansei (como é bom dormir sem hora para acordar *-*) mas agora preciso me capacitar. O chamado da vida de gente grande começou (de novo). Mas e ai, o que fazer? Eu ainda não sei bem que área seguir, então decidi fazer cursos buscando me encontrar em meio as  possibilidades.  E são tantas! Vejo tantas pós graduações, especializações, cursos de formação e percebo que não sei a diferença entre eles. Tem diferença mesmo? Qual o melhor? E agoooora?
Então vamos lá, pesquisei bastante e espero que fiquem claras para você as diferenças entre essas modalidades. A primeira coisa que precisamos saber é que pós graduação é qualquer curso que você faz depooois que termina a faculdade, ou seja, nem adianta começar no 7º ou 8º período, para ser pós tem que ser após, né?! 
Dentro do conceito de pós graduação entram os cursos de especialização (também chamada de pós graduação lato sensu), mestrado e doutorado (ambas do tipo stricto sensu). Para ficar ainda mais claro, pense assim: lato sensu busca o aperfeiçoamento e especialização em uma determinada área, direciona um conhecimento obtido durante a graduação e limita-se a ela. São cursos mais curtos, práticos e focados, com duração média de um ano e meio. E os cursos do tipo stricto sensu são mais longos e levam à um grau acadêmico dentro dos dois ciclos (mestrado e doutorado), ideais para quem quer prolongar o aprendizado, se tornar professor universitário ou pesquisador.

Já o MBA (Master Business Administration) é um curso na área de gestão empresarial que pode ser um tipo de especialização (ou seja, uma pós graduação lato sensu, pra não esquecer) ou só um curso de aperfeiçoamento, por isso fique esperto na duração do curso. Se for uma especialização tem que durar pelo menos 360 horas e atender alguns requisitos do MEC. Ah e por falar nisso, nem todo mundo pode oferecer um curso de especialização, apenas IES já credenciadas e qualificadas dentro da área que se propõe. Outra coisa, o MBA não é um mestrado nem pode ser. Você tem interesse em desempenhar funções de coordenação ou direção na sua carreira? Então, o MBA é a modalidade certa para você! ;)

E a formação de extensão ou curso livre?

Segundo o pessoal da BandTec, esse tipo de curso é voltado para a complementação do currículo de um profissional e mesmo sendo bastante importantes e valorizados no momento de seleção e contratação de profissionais pelo mercado de trabalho, eles não dão título ao profissional. A formação de extensão não submete seus alunos a um processo de certificação, não tem níveis de aprovação, etc., mas permitem que o profissional se qualifique e adquira algumas competências. São cursos mais indicados para profissionais que buscam complementar sua formação curricular e querem adquirir novas habilidades para o mercado.


Dois tipos de mestrado. OI?

Temos o Mestrado acadêmico e o profissionalizante. O acadêmico é mais teórico, aconselhado para quem pretende lecionar, e o profissionalizante, mais prático e voltado para o mercado de trabalho. A área de estudos e o tipo de Mestrado, pode durar entre um a três anos, em regime de tempo inteiro ou tempo parcial, e exigir a apresentação final de uma dissertação.
Mestrado serve não tanto para aprofundar conhecimentos em uma área, mas para dar continuidade e prolongar o estudo já iniciado na Graduação. 

Doutorado
Depois do mestrado vem o doutorado, que é um nível mais aprofundado de estudo, o Doutorado é o passo seguinte no seu conhecimento dentro do seu campo de estudos. Durante o também denominado PhD, (Doctor of Philosophy), você consolida e intensifica um aprendizado, tornando-se um pesquisador. A duração é de três a quatro anos, mas pode ser mais longa caso você opte por estudar em tempo parcial. Durante uma boa parte do curso, você terá de dedicar-se a uma pesquisa extensiva em uma matéria da sua escolha, que culmina em uma tese, com defesa oral obrigatória no final do Doutorado.


Duração
Como dito anteriormente, uma pós lato sensu deve durar cerca de 360h e as stricto sensu têm duração variada mas a maioria é de 18 à 24 meses para mestrado e de 24 a 42 meses para o doutorado.

Para fechar, encontrei esses quadros no Guia do Estudante, achei um belo resumo.



  
Legenda:


Parece muita coisa, mas não é. Espero que tenha ficado claro. Agora é só escolher o que melhor se adequa a você.
Se o assunto interessou, não deixe de visitar as referências bibliográficas, aqui embaixo.  


Referências Bibliofráficas: