Resumo do Sistema Vascular

Olá pessoal, sou amiga e colega de profissão da Yara. Estarei compartilhando com vocês um pouco do universo da fisioterapia Angiovascular. Tenho ciência que, alguns colegas de profissão repudiar (devido a casos de ferida aberta), outros até respeitam (devido a relatos de melhora) e poucos se apaixonam por essa área (confesso que estou no último grupo).  Entre esses apaixonados poucos destinam para o campo da pesquisa na busca pela construção de fundamentação didática, pesquisas de avaliação, intervenção e tratamento de forma preventiva ou de reabilitação. No entanto, são poucos os projetos e pesquisas conclusiva, contribuindo para a ‘ignorância’ por parte de outros profissionais envolvidos nos tratamentos, que já difundiu e engessou um plano de tratamento conservador de longa duração e resultados conclusivos ou relativos. Enfim, restando ao leigo portador a árdua jornada de reabilitação farmacológica e comportamental. Porque, poucos são os que conhece o trabalho da fisioterapia vascular.

Para iniciar, estarei revisando o arcabouço vascular para que fique de melhor compreensão todo o processo de desenvolvimento. Desde de já agradeço a Yara pela oportunidade!


Anatomia do sistema circulatório
O coração e os vasos sanguíneos formam a rede de transporte de nutrientes, oxigênio e substancias através do sangue, por meio das artérias, veias e capilares. Esse sistema de ramificação, que a partir do bombeamento cardíaco faz com que o sangue (alta pressão) seja distribuído para todo o corpo pelas artérias de parede espessa, seguido para os vasos de distribuição final as arteríolas ao qual, entrega o sangue oxigenado pelos capilares formando o leito capilar, onde ocorre as trocas de oxigênio, nutrientes, substancias residuais e outras substancias com o líquido extracelular. O sangue proveniente do leite capilar penetra nas vênulas de parede fina (assemelham aos grandes capilares) que drenam as pequenas veias que se abrem as grandes veias as maiores veias retornam o sangue pouco oxigenado para o coração.

Características Artérias:
Conduz sangue do coração para o corpo;
O sangue flui por meio de artérias de diâmetros menos com diferença na espessura; 
O tamanho é continuum (diferença gradual da morfologia).

Tipos de Artérias:

·        Artérias Elástica ou artérias de condução: Devido a essa propriedade elástica, garanti a capacidade de manter a pressão sanguínea ao sistema arterial.
·        Artérias Musculares ou artérias de distribuição: Essas regulam o fluxo de sangue para as diferentes partes do corpo.
·        Arteríolas: Regulam a PA devido ao grau de tônus do músculo liso nas paredes arteriolares.

Sistema venoso

  Trazem o sangue do leito capilar dos leitos capilares para o coração;
Exceção: as veias pulmonares são atípicas por serem bem oxigenadas, porque conduz sangue oxigenados do pulmão ao coração.
  •   O sistema venoso possui parede de fina espessura;
  •  Apresentam diferentes tamanhos (pequena, média e grande);
  •  Veias menores (vênulas);
  • Veias médias possuem válvulas laminares que permitem que o sangue fluir em direção ao coração, impedindo que ocorra refluxo.
 Fisiologia do sistema venoso:
O sistema venoso é composto pelas veias superficiais, perfurantes e profundas. O sistema venoso profundo (SVP) localiza-se entre a musculatura dos membros inferiores e o sistema venoso superficial (SVS) permitido através das veias perfurantes que as comunicam. O sistema venoso direciona o sangue ao coração através da ação da bomba muscular que impulsiona o sistema venosa periférica (SVP) no sentido cefálico. Com a queda da pressão no SVP, as válvulas fecham prevenindo o fluxo retrógado e aumento da pressão no SVS. Com o relaxamento da musculatura ocorre um esvaziamento do SVP e consequentemente uma diminuição abrupta da pressão, promovendo abertura de válvulas que direcionam o fluxo do SVS e SVP.
  
 Sistema linfático
Rede de vasos linfático que transportam líquido tecidual excedente, a linfa. Pertence tanto ao sistema circulatório quanto ao cardiovascular, possui órgão linfático, o baço.
  • ·   Constitui esse sistema:

Plexos linfáticos: rede de vasos linfáticos muitos pequenos (capilares linfáticos). Originam nos espaços intracelulares na maioria dos tecidos;
Linfático: rede corporal de vasos linfáticos, originam nos plexos linfáticos.
Linfonodos: através do qual a linfa passa no seu caminho para o sistema venoso.
  Agregados de tecido de linfoides na parede do canal alimentam o baço e timo.
 Linfócitos circulantes formado no tecido linfoide (linfonodos e baço, e no tecido mielóide na medula óssea vermelha).
  • Vasos linfáticos superficiais: Estão na pele e tecido subcutâneo;
  • Vasos linfáticos profundos: Encontra-se entre o músculo e o tecido subcutâneo.

Função:
  • ·    Drenagem do liquido tecidual;
  • ·    Transporta a linfa para o sistema venoso;
  • ·    Absorção e transporte de gordura;
  • ·    Formação de um mecanismo de defesa.
  

 Referência Bibliográfica:

Keitb L. Moore, et al. Anatomia orientada para a clínica, 4ºed, editora Guanabara.
Aldumate, et al. Úlcera venosa em membros inferiores. Revista Med. (SP), 2010 jul-dez; 89 (3/4): 158-63.
IRWIN, Scot, TECKLIN, Jan Stephen. Fisioterapia cardiopulmonar. 3 ed. São Paulo. Manole, 2003; 620p.
Maffei, Francisco H. de A. – Lastória, Sidnei – Yoshida, Winston B, - Rollo, Hamilton A, et al. Doenças Vasculares periféricas, 2008. Editora Guanabara, 4 ed.
Ferreira, Maria do Socorro. Fisioterapia nas doenças vasculares periféricas, 2003.Editora persona.