Introdução a Cinesiologia


Cinesiologia é o estudo do movimento propriamente tido e desenvolveu-se a partir da observação e curiosidade do tipo: “Como caminhamos?”, “Quais os limites da força?”, “Como um pássaro voa?”. E assim evoluiu a ciência do movimento que conhecemos hoje. Esta está combinada com conhecimentos de anatomia, psicologia, antropologia e mecânica.
A mecânica aplicada ao corpo humano vivo é chamada de Biomecânica, que pode ser dividida em estática e dinâmica.


A biomecânica estática ocupa-se com os corpos em repouso ou movimento uniforme. Já a biomecânica dinâmica trata dos corpos que estão em aceleração ou desaceleração.

Outros conceitos básicos:
Cinemática é ciência do movimento dos corpos no espaço. A cinemática divide-se em:
            - Osteocinemática: Movimentos dos ossos.
            - Artrocinemática: Movimentos que ocorrem dentro das articulações.

A literatura indicativa desta disciplina incluem os livros:
            - Cinesiologia Clínica de Brunnstrom (um clássico! Muuuuuito bom)



    - Fisiologia articular – A. I. Kapandji (Ótimo, principalmente quanto a biomecânica. Dividido em três exemplares eu abordam tronco e coluna vertebral, membro superior e membro inferior).



           


 - Cinesiologia prática para fisioterapeutas – Jeff G. Kanin (livro bem objetivo e didático)







Porque estudamos cinesiologia?

Porque precisamos compreender as forças que atuam no corpo e como manipulá-las em um tratamento a fim de favorecer a recuperação do nosso paciente e preveni-lo de futuras lesões.
A cinesiologia é uma das matérias chaves do curso de fisioterapia. Nela você aprenderá principalmente a localização de ossos e acidentes ósseos, localização e ação de todos os grupos musculares do nosso corpo, bem como os movimentos que podem atuar e já começa a ter noção do que deve ser feito e determinados casos clínicos.


Aprendemos palpação, compreendemos a ação biomecânica por trás de cada movimento, da marcha, as bioalavancas e sobre as cadeias cinéticas também.
É galera... De fato é bastante coisa, mas ninguém disse que a fisioterapia era um mar de rosas, disse? Mas calma, apesar de ser uma disciplina muito puxada (é, você estudará até quando não quiser) é muito boa! Você começa a desenvolver o olhar clínico, crítico e reflexivo (extremamente importante para o fisioterapeuta). Você começa a olhar as pessoas na rua, seus parentes e amigos de forma diferente: analisando postura, observando a fraqueza de certos músculos por exemplo. (Não tô exagerando, é tudo verdade!) Portanto se preparem!



















Bons estudos!



Referência: SMITH, Laura K.; WEISS, Elizabeth L.; LEHMKUHL, L. Don.Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5.ed. Barueri: Manole, [1997].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou comentário