Introdução à Cinesioterapia

Basicamente é um conjunto de técnicas de terapia pelo movimento, utilizadas em várias especialidades da fisioterapia.
É uma matéria fascinante e realmente nos estimula a estudar cada vez mais, já que, o conhecimento em cinesioterapia sera essencial na nossa conduta terapêutica.
A cinesioterapia usa de conhecimentos de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e biomecânica, por exemplos, (Ou seja, se você passou se arrastando nessas matérias, trate de começar a estudá-la pra ontem) a fim de proporcionar a cura, reabilitação e prevenção.
Dentre seus objetivo os principais são: estabelecer Amplitude de Movimento (ADM) normal da articulação, promover atividades (o máximo possível) com a finalidade de diminuir os efeitos da inatividade e corrigir deficiências de um músculo ou grupo muscular. Resumindo: Recuperar a capacidade funcional do paciente.
A cinesioterapia pode ser desenvolvida de forma ativa ou passiva.
De forma ativa será com movimentos voluntários. A cinesioterapia ativa pode ser livre,  assistida (terapeuta ajuda quando o paciente não conseguir sozinho), assistida-resistida e resistida. Enquanto a passiva pode ser com movimentos passivos relaxados ou forçado.
Com está técnica podemos promover ao paciente força, resistência a fadiga, mobilidade, relaxamento e coordenação e habilidade.

O que dá pra tratar com a Cinesioterapia?
Muuuuuuuuita coisa! Só alguns exemplos:

- Dor, fraqueza muscular, torque diminuído, baixa resistência à fadiga, ADM limitada, hipermobilidade articular, deformidades posturais;
- Desequilíbrio, desestabilidade, descontrole postural, descoordenação, tônus anormal;
- Capacidade aeróbica diminuída, circulação comprometida (artéria, linfática ou venosa);
- hipomobilidade da pele.

Viu como é uma disciplina importante?
Requer bastante dedicação e interesse de nós, estudantes, portanto direto pro Kisner!


Referência:
KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen.Exercícios Terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 5.ed. São Paulo: Manole, 2009. 

3 comentários:

  1. Ótimo post. Essa matéria é essencial para nós estudantes ou formados em fisioterapia. Uma disciplina ampla e de suma importância para nossa prática.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua dúvida ou comentário