Planos e Eixos

Descrever os movimentos do corpo humano é um pouquinho complicado, já que precisamos de informações detalhadas e terminologias específicas para isso. Para facilitar nossa vida sofrida de estudantes, foi criado o sistema de planos e eixos imaginários que auxiliam na descrição dos movimentos em três dimensões.
* Vamos Utilizar a Posição anatômica como referência.

Planos
São considerados três planos de referência imaginários, dois verticais e um horizontal, perpendiculares entre si. São eles:

Plano Sagital
O plano sagital mediano, ou simplesmente sagital, divide o corpo em metades direita e esquerda. Os planos paralelos a ele são chamados de sagitais.

Plano Frontal
Também chamado de Plano Coronal, o plano frontal divide o corpo em partes anterior e posterior.

Plano horizontal
Ou Plano Transverso, divide o corpo em parte superior e inferior.

Fácil, né? Agora vamos associar os planos com os eixos. Eles são perpendiculares aos planos e é em torno deles que os movimentos ocorrem ("imaginem os eixos como pinos", comparação clássica dos professores :p). Então vamos aos eixos!




Eixo Látero-lateral ou transversal é perpendicular ao plano sagital. Eles eixo permite os movimentos de flexão, extensão e hiperextensão.







Já o eixo Ântero-posterior ou sagital é perpendicular ao eixo Frontal (ou Coronal), entorno desse eixo ocorrem os movimentos de adução e abdução.







O eixo Longitudinal ou súpero-inferior é perpendicular ao plano horizontal e permite os movimentos de rotação lateral (ou externa) e rotação medial (ou interna).







OBS. 1 - O sistema de planos e eixos pode ser colocado no centro dos vários segmentos e articulações. Desse modo, a descrição do movimento será analisada tendo em vista o local onde se encontra o sistema.
OBS 2 - A maioria dos movimentos do corpo ocorre nesses eixos que descrevemos. Há exceções, como os movimentos do polegar e do cíngulo do membro superior, mas isso fica pra outro dia. :)

Referências:
SALVINI, Tania de Fátima (Coord.).Movimento Articular: Aspectos Morfológicos e Funcionais. Barueri: Manole, 2005.
SMITH, Laura K.; WEISS, Elizabeth L.; LEHMKUHL, L. Don.Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. 5.ed. Barueri: Manole.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua dúvida ou comentário