Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Inclusão do Fisioterapeuta na Atenção Básica




             O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as práticas em saúde das equipes de Saúde da Família. Um NASF é uma equipe composta por profissionais de várias áreas que deve atuar junto aos profissionais das equipes da ESF, de acordo com as necessidades dos habitantes do território, ampliando assim as ações de atenção básica.
“O Nasf é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de SF e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família.”

(Ministério da Saúde, 2009)
          Ou seja, o NASF não é porta de entrada para Estratégia de Saúde da Família, mas sim o inverso. O NASF não atende de acordo com o desejo do paciente, apenas quando este é necessário e solicitado pela equipe que apoia.
            O NASF possui três modalidades de atuação. Cada modalidade será aplicada de acordo com a base populacional do território beneficiado. O NASF-1 é composto por, no mínimo 5 profissionais de categorias diferentes e deve ser vinculado com 5 ou até 9 equipes da ESF. O NASF-2 vincula-se com 3 ou 4 equipes ESF e é composto por no mínimo 3 profissionais. Por fim, o NASF-3 é vinculado com 1 ou 2 equipes ESF e compõe-se por no mínimo 2 profissionais. É importante lembrar que esses profissionais serão direcionados as necessidades pontuais que a família ou indivíduos apresentem
            O NASF possui uma extensa gama de profissionais, a saber: pediatra, psiquiatra, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, acupunturista, geriatra, médico do trabalho, veterinário, sanitarista, farmacêutico, assistente social, arte-educador e homeopata.

          Ao longo dos anos o fisioterapeuta acumulou uma série de conhecimentos utilizando-os de formas diversas objetivando a promoção, prevenção, reabilitação e cura. Inserção do fisioterapeuta na NASF marca a expansão do nosso mercado de trabalho, além da ampliação das ações de atenção básica à população, portanto, fiquem espertos, essa é uma área em crescimento, sem contar que é um ótimo campo de trabalho.

Referências Bibliográficas:
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss: da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

FORMIGA, Nicéia F Barbosa.; RIBEIRO, Kátia S Q Silva. Inserção do Fisioterapeuta na Atenção Básica: uma Analogia entre Experiências Acadêmicas e a Proposta dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Revista Brasileira de Ciências da Saúde, Volume 16 Número 2, 2012.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. 6.ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

STARFIELD, B. Atenção Primária: Equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologias. Brasília: UNESCO/Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdfAcessado em 19 de fevereiro de 2014.

Construindo um portfólio

A primeira vez que me solicitaram um portfólio na faculdade me senti perdida. Não sei, e me faltou entendimento, pesquisa ou clareza no que a professora pediu, mesmo assim, fiz.
Ao todo fiz três portfólios e a medida que ia fazendo me sentia mais segura para os próximos capítulos do mesmo. Mesmo assim, pude ver que cada pessoa tem uma forma de construir e que depende muito do que o solicitante quer. Os professores que pediram nos deixaram bem livres para escrever e fomos construindo no decorrer do semestre, Enfim, vamos ao que interessa né?! Vocês verão que é algo mais simples do que imaginam.



Antes de começar um portfólio, gostaria de dizer que passei um bom tempo sentada diante desta mesma tela, sem saber o que escrever. Sempre considerei os inícios um pouco complicados e nesse caso não foi diferente. A transição do pensamento para o papel nem sempre se dá de forma rápida e completa. Após algumas pesquisas consegui ter uma ideia talvez mais clara a respeito do portfólio:

Sm. 1. Pasta de cartão usada para guardar documentos em geral; 2.  Pasta contendo material de um ilustrador, etc.
 Minidicionário Soares Amora, 2009.

SM. 1. Cartão duplo desdobrável usado para guardar papeis; pasta, porta-fólio. 2. Conjunto ou coleção do que está ou pode ser guardado num portfólio. 3. Conjunto de trabalhos de um artista ou agência usado para divulgação.
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2009.

Assim, adaptando a palavra Portfólio para a realidade acadêmica, é um conjunto de documentos a respeito de um tema comum, além de contar com nossa visão reflexiva. No meu caso, especificamente, escrevi sobre os conteúdos ministrados na disciplina de neurologia, posteriormente sobre atenção básica e sobre a vivência na comunidade no decorrer do semestre. Lá eu colocava o que eu compreendia das aulas, o que eu não compreendia, o que pesquisava, achava e sentia. Muitas vezes fugi um pouco e falei de questões pessoas mas que, de alguma forma, se relacionavam com o que se passava, afinal, antes de profissionais de saúde, somos pessoas. :)

Pessoalmente falando, acho um método bem eficaz de avaliação por que acaba nos obrigando a buscar mais, a fazer algo além de sentar e assistir aulas (não que as aulas não sejam boas também), faz com que nos mexamos mais. Acho que o único aspecto negativo ainda é o conhecimento limitado a respeito do conteúdo e estrutura desse tipo de texto e por exigir bastante tempo e dedicação em sua confecção. Li que a base de um portfólio é o pensamento reflexivo desenvolvido pelo aluno, 


Dicas, dicas, dicas!
- Faça de seu portfólio um diário. Converse com si através da palavras escritas e não tenha medo.
- Nada de plágio! Portfólio é algo pessoal e intransferível, não faça cópias.
- Abuse da criatividade. Se estiver dentro dos critérios avaliativos expostos por seu professor, fique à vontade para construir o seu portfólio. Ó, vale tudo: desenhos, fotos, esquemas... desde que não fuja da temática proposta, viu?!
- Tenha atenção sempre e não tenha medo de expor seus pensamentos e sentimentos. Geralmente o seu portfólio é lido apenas por seus professores e seus colegas não têm acesso (só se você quiser, claro).
-  Tome notas. Sempre anote suas ideias. Escreva sempre no mesmo dia e não deixe acumular conteúdo ou você corre o risco de deixar passar alguma coisa.
- Não tenha medo de pedir ajuda ou opinião. Converse com seus professores e colegas de turma.
- Leia. Leia muuuuuuuuito, pesquise mais ainda. Além de te ajudar no embasamento, ler vai te ajudar a melhorar sua escrita gradativamente.
- Já disse para não ter medo? Não tenha. O encontro do das palavras com o papel podem te levar a direções fantásticas (do tipo que você nem espera, vai por mim).


Então, chega de conversa... Hora de começar.



Referências Bibliográficas:

Dicionário Fundação Oswaldo Cruz. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/atesau.html Acessado em 18 de fevereiro de 2014.
FERREIRA, Aurélio Buarque Holanda. Minidicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss: da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Volteeei!

Olá pessoas!

Perdoem-me pela ausência. Desde a minha última publicação aqui muita coisa aconteceu. Comecei estágio, terminei estágio, fiz TCC, apresentei, colei grau e (enfim) concluí meu curso. Agora sim,  fisioterapeuta! *--------*
Para esta nova etapa tenho alguns projetos e um deles é a reativação e dedicação a esse espaço. Então, vamos ao que interessa, aguardem! :***